sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CRP BOLETIM ESPECIAL – ATO MÉDICO

#mantenhamoveto

BOLETIM ESPECIAL – ATO MÉDICO – 1º de Agosto

A Psicologia e as outras profissões da saúde comemoraram o veto parcial do Ato Médico, cujo ponto mais problemático, era o inciso 1º, do artigo 4º, que previa que a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica seriam atividades privativas dos (as) médicos (as), ou seja, determinava que apenas a classe médica poderia diagnosticar doenças e decidir sobre o tratamento. Assim, o PL feria a autonomia das profissões da saúde, além de impedir o caráter de atendimento integral do SUS, uma conquista da saúde e de toda a sociedade brasileira.
O veto parcial do Ato Médico é uma conquista, fruto da mobilização de todo o Sistema Conselhos de Psicologia, em conjunto com as outras profissões da saúde. Mas, neste momento, é fundamental manter a articulação e a união, pois os vetos precisam passar pela aprovação do Congresso Nacional.
Por isso, o CRP SP e todo o Sistema Conselhos promovem ações de articulação em defesa dos vetos presidenciais em duas frentes: a virtual e a presencial.

Presencial

Em 5 de agosto, segunda feira, o movimento Saúde+10, irá entregar as 1,5 milhões de assinaturas coletadas que defendem a criação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que garanta o repasse efetivo e integral de 10% da receita corrente bruta da União para investimentos na saúde pública brasileira. Na ocasião irá acontecer a distribuição de materiais e manifestação em frente ao Congresso Nacional.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em conjunto com outros conselhos da saúde, organiza, em 6 de agosto, uma grande marcha em Brasília com a participação de profissionais de diversas regiões do país. Em São Paulo, o CRP SP irá disponibilizar um ônibus para psicólogos (as) e estudantes que queiram e possam participar. Interessados (as) devem se inscrever pelo email: eventos@crpsp.org.br. O transporte sairá no começo da noite de segunda, 5 de agosto, de local a definir, e voltará no final do dia seguinte, 6 de agosto.
No retorno à capital paulista, na tarde de 7 de agosto, será realizado um ato no Memorial da América Latina reunindo todos os ônibus que foram à Brasília. A mobilização também acontece em outras capitais do país.
Caso a validação dos vetos não seja votada até 20 de agosto, uma nova manifestação acontecerá em Brasília, reunindo profissionais da saúde de todo o país, em uma vigília junto ao Congresso Nacional. O CRP SP informará como a categoria em São Paulo poderá participar.

Virtual

Na internet a campanha 100 mil pelo Veto, pretende reunir 100 mil assinaturas defendendo os vetos a serem encaminhadas ao Congresso Nacional. Para participar, acesse o link:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=1&sr=1&pi=P2013N42534.
A categoria também pode encaminhar mensagens diretamente para deputados (as) e senadores (as) reivindicando a manutenção dos pontos vetados. Clique aqui para integrar esta corrente:
http://www2.pol.org.br/main/manifesto_veta_dilma.cfm
A participação de tod@s é fundamental. Se você não pode estar em alguma das mobilizações, se organize pela internet e pressione os (as) parlamentares a votarem pela manutenção dos vetos ao Ato Médico.
 
Psicólogo (a), você já atualizou seus dados? As eleições 2013 se aproximam e para que você possa participar é imprescindível que suas informações estejam atualizadas.
Acesse: http://cadastro.crpsp.org.br/