TEIA SP 2013 é um grande Encontro que reunirá a diversidade cultural do Estado de São Paulo, com a participação de aproximadamente 700 Pontos de Cultura conveniados com as Redes do MinC, a Rede Estadual e as Redes Municipais, no período de 08 à 11 de agosto de 2013, na Capital do Estado de São Paulo.
Os objetivos são a troca de saberes e fazeres, reunindo representantes e integrantes dos Pontos de Cultura em uma grande comunhão, além do fortalecimento dos Marcos Legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura, o fomento das redes de relacionamento e a articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos.
Nesse sentido, a TEIA SP 2013 tem este desafio de mostrar para a sociedade o resultado dos projetos do Programa Cultura Viva da Diversidade Cultural e da Arte Transformadora realizados nas 176 cidades do Estado de São Paulo, e qual a sua importância de continuidade e expansão. Estão aí as premissas da ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a desesconder e se revelar.
O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, organizado pela primeira vez na Teia 2007, é a instância política dos Pontos que reúne os representantes dos demais encontros e fóruns municipais, estaduais ou regionais, além das áreas temáticas e redes que compõem o Cultura Viva. Ele fomenta, então, a construção de marcos legais que reconhecem a autonomia e o protagonismo do povo brasileiro, transformando o debate em ação, graças à gestão compartilhada entre o governo e os representantes das entidades.
Outra instância importante nesse processo é a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, que articula a participação dos Pontos nos encontros e garante a participação do grupo no Fórum Nacional e outros eventos relevantes no processo.
Fora o viés político, os encontros nacionais da TEIA são uma importante manifestação cultural. Em todas as edições, uma programação cultural intensa permeia as discussões e serve de vitrine para os Pontos de Cultura se apresentarem, se conhecerem e se verem. É uma mostra artística que promete agitar a cidade com uma programação de qualidade, com música dos mais variados gêneros, artesanato, cerâmica, danças, capoeira, hip-hop, teatro, poesia, oficinas.
É também uma oportunidade para as diversas manifestações da cultura paulista se encontrarem e compartilhar impressões, conhecimentos e técnicas, além de espaço para trocar experiências sobre diferentes temas como juventude, meio ambiente, novas tecnologias, entre outros. A entrada é inteiramente gratuita.
A Teia do estado de São Paulo está sendo organizado em gestão compartilhada entre os três entes federados – Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura – e sociedade civil – Comissão Paulista dos Pontos de Cultura. Também faz parte do trabalho da TEIA SP os encontros regionais das entidades que integram o Programa Cultura Viva.
Para ver a programação da Teia 2013, clique aqui
Sobre o Programa Cultura Viva
O Ministério da Cultura por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, criou e desenvolveu, nos últimos nove anos, o Programa Cultura Viva mediado pelos Pontos de Cultura. Por meio dele, compartilhou com a sociedade civil a responsabilidade pela produção e difusão de Cultura,Educação e Cidadania. Incentivou, preservou e promoveu a diversidade cultural brasileira; com a missão de desesconder o Brasil, reconhecer e reverenciar a cultura viva de seu povo.
No Estado de São Paulo temos 130 Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, 274 com as Redes Municipais e 301 com a Secretaria de Estado da Cultura, perfazendo um total de 705 Pontos de Cultura. Os quais beneficiaram um público direto de 410 mil pessoas e um público indireto de aproximadamente 2 milhões de pessoas em 176 Municípios do Estado.