segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Origem do dia 5 de agosto- Dia Nacional da Saúde



O Dia Nacional da Saúde é uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, pioneiro nos estudos de doenças tropicais e no desenvolvimento da medicina experimental no Brasil, reconhecidos em todo o mundo. Nascido em 5 de agosto de 1872, na cidade de São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo, ele ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos de idade. Em 1896, já formado, foi com a família para Paris para fazer uma especialização em microbiologia e soroterapia no Instituto Pasteur. Retornou ao Brasil dois anos depois e passou a integrar a equipe que iniciou o combate à peste bubônica. 

Em 1903, graças ao êxito alcançado na direção geral do Instituto Soroterápico Federal, foi nomeado diretor geral de Saúde Pública pelo presidente Rodrigues Alves, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro de Saúde. Nesse cargo, teve a missão de combater três males principais: a febre amarela, a peste bubônica e a peste. Uma de suas principais medidas, que torna obrigatória a vacinação contra a varíola, provoca pavor na população da periferia do Rio de Janeiro, que se posiciona contra o procedimento, dando início à conhecida Revolta da Vacina. 

Em 1907, seus esforços erradicam a febre amarela na cidade, fato reconhecido internacionalmente e que o transforma num herói nacional. Transfere-se em 1910 para a região amazônica, onde a estrada de ferro Madeira-Mamoré estava sendo construída, para estudar as condições sanitárias da região, também tendo dirigido a campanha de erradicação da febre amarela no Pará. Em 1916, encerrou as atividades no Instituto Oswaldo Cruz, antigo Instituto Soroterápico Federal, devido ao agravamento de sua doença. Morreu no dia 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos