sábado, 27 de julho de 2013

Boletim do Cebes 26/7/2013

Boletim do Cebes 26/7/2013

26 de julho de 2013

Destaques do CEBES

Sinistro da ANS
Publicado em Blog do Cebes
"No momento em que os brasileiros foram às ruas protestar contra a precariedade dos serviços essenciais, num rasgo de improviso os problemas da saúde foram reduzidos à falta de médicos. O que falta é dotar o SUS de mais recursos, aplicar a ficha limpa na ocupação de cargos e eliminar a promiscuidade entre interesses públicos e privados na saúde, chaga renitente no país", afirmam os professores Ligia Bahia e Mário Scheffer.
leia a matéria na íntegra
"Aborto é questão de saúde pública e não moeda de troca eleitoral"
Publicado em Blog do Cebes
A Igreja Católica utilizou a vinda do papa Francisco para marcar posição sobre temas polêmicos, como a questão da homossexualidade e do aborto. Kits foram distribuídos com conteúdos contrários a ambos. Com o recente avanço do estatuto do nascituro, o momento sinaliza a urgência de continuarmos o debate sobre o explícito desrespeito à laicidade do Estado e sobre o aborto enquanto questão de saúde pública. Por isso, o Cebes entrevistou o coordenador do Grupo de Estudos sobre Aborto na SBPC, Thomaz Rafael Gollop, imprescindível no debate do STF e nas sociedades científicas.
leia a matéria na íntegra
Acupuntura e a questão multiprofissional: em defesa da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Publicado em Blog do Cebes
"Não há que se confundir e reduzir-se o que é, de fato, a Acupuntura, por qualquer desejo de poder corporativo. Os dados são sérios. São oficiais, nacionais e internacionais, bem como acadêmicos em essência. A indiferença da trajetória da Medicina Chinesa no Ocidente poderia ser causa de um imenso equívoco, que iria contrariar toda a história e a filosofia oriental, a política de saúde internacional e nacional", adverte a doutora em Saúde Coletiva Maria Eneida de Almeida.
leia a matéria na íntegra
26.7.2013 13:15:45 - Nos dias tensos e intensos que o país vive em virtude da emergência de vários fatores, as incertezas abriram a caixa de Pandora do país, expondo males históricos e estruturais, entre eles, os voltados à Saúde Pública. De acordo com a socióloga Walquíria Leão Rego, a grande mídia não teceu críticas à falta de "civic culture" dos médicos brasileiros. "Ao contrário, em vez de se preocupar com a sorte dos sem-médicos, entrou em cena desqualificando completamente as propostas do governo, reforçando o já poderosíssimo corporativismo médico, afirmou. Blog do Cebes26.7.2013 13:16:54 -
O debate que se instalou na sociedade brasileira coloca o tema do interesse público no centro dos problemas da ausência da assistência médica no Brasil. Nesse sentido, o Cebes, insistindo que para garantir o direito a saúde é importante recuperar valores articulados à ética da solidariedade, relembra tese produzida pela atual gestão.
Blog do Cebes
26.7.2013 13:18:24 - O militante da Reforma Sanitária Reinaldo Guimarães afirma, em artigo, que o mal-estar na saúde pública decorre do aniquilamento do imperativo da igualdade sob o manto da liberdade: "nos nossos dias, a liberdade de mercado". Ainda segundo o professor, o pensamento foucaultiano e temas que tratam das instituições, do papel do Estado e da política não são de nenhum modo estrangeiros às mobilizações de junho passado. Blog do Cebes26.7.2013 13:20:10 - O Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, André Luis Bonifácio de Carvalho, fala ao Canal Cebes sobre a Revista Saúde em Debate e sobre a parceria firmada entre a SGEP e o Cebes, que em breve trarão novos exemplares especiais da Revista. - Canal do Cebes26.7.2013 13:21:32 - Segundo a professora da UFRJ Ligia Bahia, o “pacto da saúde” poderá causar muita agitação, mas deixará tudo exatamente no mesmo lugar, se o sujeito das intervenções estatais anti-SUS permanecer oculto. "Os nós da saúde não serão deslindadosentre quatro paredes e muito menos por decreto. A polarização a favor ou contra proposições cumulativas e inócuas, lançadas de crise em crise, causa uma síndrome de taquicardia imobilizadora", afirmou ao jornal O Globo. - Blog do Cebes
Ajude o Cebes a construir esse espaço coletivo, encaminhando críticas, sugestões, textos, opiniões e conteúdos. Aguardamos a sua contribuição!
2009 - Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Todos os direitos reservados