quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mostra reunirá experiências exitosas para aperfeiçoar gestão do SUS. Participe!



Os governos, trabalhadores, pesquisadores, conselheiros, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão convidados a sistematizar e inscrever suas experiências na II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II Expogep). O evento será realizado em fevereiro de 2014, em Brasília, pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
O lançamento da II Expogep aconteceu na terça-feira (09) durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (XXIX Conasems), realizado até esta quarta (10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, com a participação da secretária-Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, e do presidente do Conasems, Antônio Nardi.
Segundo o secretário substituto da SGEP, André Bonifácio, a Expogep será um grande momento de visibilidade e reconhecimento das experiências implementadas no âmbito da gestão estratégica e participativa ao longo dos 25 anos do SUS.
“Queremos que todos os profissionais, militantes, pesquisadores e usuários do SUS sistematizem suas experiências exitosas para que possamos compartilhá-las, avaliá-las e debatê-las durante a Expogep, que deverá reunir milhares de pessoas em Brasília com um único foco: aperfeiçoar a gestão do SUS e, consequentemente, a oferta de atendimento integral e em tempo oportuno a todos os brasileiros”, resumiu.
Durante o lançamento foi exibido um vídeo gravado pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, para convidar e estimular o público da Expogep a inscrever seus trabalhos e a participar ativamente de todo o processo de construção do evento. “Uma mostra como esse só se constrói com a participação ativa de todos os militantes do SUS”, afirmou o secretário.
A II Expogep marcará também os 60 anos do Ministério da Saúde e os 10 anos da SGEP. Todos os trabalhos poderão ser inscritos a partir de 1º de agosto e deverão compor um dos seguintes eixos:
1 – Transparência e Controle na Gestão Pública
2 – Governança e Regionalização em Saúde
3 – Escuta e Participação Social
4 – Direito à Saúde e Diversidade
5 – E-saúde e Informação
Fonte: SGEP