sexta-feira, 19 de julho de 2013

Minuta II Encontro Diálogo- Ação – Dia 10/07/2013 - Protocolo de Atenção a Pessoas Acumuladoras de Objetos/Animais




Presentes: Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/ Guilherme, SUVIS Vila Maria/Guilherme, NASF, CCZ, CREAS, UBS (Parque I, Parque II, Jardim Japão, Vila Guilherme, Jardim Brasil), Conselho Gestor e Micro Região, no total de 13 participantes.

O Rafael, apresentou a  Assistência Social, dentro da perspectiva do trabalho de rede que estamos articulando e pactuando na atenção intersetorial.  Em seguida Regina apresentou o Fluxograma para atendimentos de casos suspeitos de acumuladores, elaborado pelo GT, que se reuniu no dia 05/07 – e foram feitas algumas observações nesta construção:

- Quanto a origem da Solicitação: - Disque 100, Ministério Público do Meio Ambiente, Delegacia do Meio Ambiente,CRMV, Promotoria Pública, Ouvidoria, Câmara Municipal, e-mails GCCZ e Zoonoses, Entidades de Proteção Animal,Conselho Tutelar,CRAS,CREAS, Imprensa (falada e escrita), Conselho Gestor, Munícipe.  

- Quanto ao fluxograma teremos que discutir a nomenclatura e detalhar mais a parceria /responsabilidade : STS/Microrregião e SAS ou UBS/USF/NASF e CRAS ou STS/Microrregião/SUVIS e SAS. 

- Necessidade de se construir  um instrumental único de Visita Domiciliar tanto utilizado pela Saúde, como pela assistência para a avaliação de sinais de risco Social, Clinico e Ambiental. Fechamos que todos os  setores envolvidos encaminharam por e-mail regina.stsvmvg@gmail.com a sugestões deste instrumental para o GT, que se reunira no dia 29 de julho para formatar este.

- Regina colocou que irá se reunir com SAS para discussão do fluxograma.

- Enfatizada a corresponsabilidade tanto na Saúde como na assistência desta atenção. 

- Também foi colocado a necessidade de levantarmos todos os setores e nomes que faram parte desta rede de atenção na hora de se construir uma hipótese diagnostica e elaboração do plano de ação intersetorial e a Definição do PTS Compartilhado.

- Necessidade de levantar referencias e de se escrever sobre esta construção compartilhada.
A Malu encerrou com a apresentação do que entendemos por rede, e fechamos com a definição de como estávamos nos sentido:
Palavras  que foram ditas na dinâmica final da reunião:
Confiança, acreditar, fortalecimento, acúmulo de conhecimento, esperança de um bom trabalho, ampliação de percepção, enriquecimento.

Tarefas-
GT reunião dia 29 de julho
Instrumental de VD
Próximo encontro dia 14 de agosto as 13h, no auditório da Subprefeitura de Vila Maria/Guilherme.