quarta-feira, 17 de julho de 2013

Psicologia durante o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

CFP lança duas publicações e participa de manifestação contra o Ato Médico

Lançamento da publicação Referências Técnicas para prática de psicólogas (os) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
Lançamento da publicação Referências Técnicas para prática de psicólogas (os) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
A terça-feira, 9 de julho, foi de agenda cheia para a Psicologia durante o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília.
Durante a tarde, foram lançadas duas publicações. O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou a publicação Referências Técnicas para prática de psicólogas (os) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Segundo a conselheira do CFP, Márcia Mansur, que fez o lançamento, a publicação interessa a todos os profissionais que estão envolvidos com a saúde mental. “Tem a parte específica da atuação das (os) psicólogas (os), mas também a parte geral que conta a história da luta antimanicomial”, disse.
Lançamento da publicação "A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar"
Lançamento da publicação “A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar”
Mais tarde, durante o lançamento oficial de publicações no Conasems, o CFP lançou o livro A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: Inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar. A publicação aponta para a necessidade de se ampliar e aprofundar os debates e reflexões sobre a regulação da saúde mental no Brasil e é resultado da parceria entre o CFP, o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP) e o Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo.
Audiência
A conselheira do CFP, Ermínia Ciliberti, a representante do CFP no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Rosemeire Silva e o professor doutor da Faculdade de Medicina da USP e membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da USP Fernando Aith, se reuniram com o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães e Fernanda Nicácio da área técnica de saúde mental,
Audiência
Audiência
álcool e outras drogas do Ministério da Saúde, para debater a Saúde Mental na Saúde Suplementar. Na ocasião, foi apresentada a publicação A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: Inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar.
O principal encaminhamento da audiência foi a promessa do agendamento de uma reunião com o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em agosto, da qual vai participar o CFP, o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa), a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde. A pauta vai ser debater a inserção da saúde mental na saúde suplementar.
Não ao Ato Médico
O CFP, ao lado de outros conselhos profissionais da área da saúde promoveram uma manifestação contra a aprovação do Projeto de Lei conhecido como Ato Médico. O protesto foi realizado durante o Congresso e, em coro, os profissionais pediram que a presidente Dilma Rousseff vete o PL.
A manifestação teve início do lado de fora do centro de eventos Ulysses Guimarães, em Brasília, que recebe o Conasems. Psicólogas (os), Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Nutricionistas, entre outros profissionais da área, ergueram faixas e gritaram frases como: “Se a Dilma não vetar a saúde vai parar!”. O ato chamou a atenção de quem passava pelo local.
Manifestação
Manifestação