sexta-feira, 12 de julho de 2013

Boletim de Notícias: Condomínios antigos podem se tornar acessíveis com poucas adaptações

Condomínios antigos podem se tornar acessíveis com poucas adaptações
Embora o município de São Paulo possua um Código de Obras e Edificações bastante exigente, um número grande de construções anteriores à Lei 11.228/92 não contempla as determinações de acessibilidade previstas. De acordo com a arquiteta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Silvana Cambiaghi, algumas modificações mínimas podem ser feitas para cumprir com a acessibilidade; tais como rampas de acesso, medidas específicas para as vagas reservadas na garagem e elevadores com metragem mínima e botoeira em braile “Construções antigas podem se tornar acessíveis bastando bom senso e planejamento das adaptações”, afirmou a arquiteta.
Foto1: A imagem mostra a garagem de um edifício. No primeiro plano há uma vaga vazia e demarcada para pessoas com deficiência. Ao fundo carros estacionados em vagas comuns.

Plenária mensal do CMPD discute Esporte para pessoas com deficiência
Neste sábado, 6 de julho, o  Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou, no auditório da Universidade Mackenzie, sua plenária mensal, que discutiu, desta vez,  esporte para pessoas com deficiência. No evento, foi apresentada uma palestra sobre acessibilidade e esportes adaptados e ao final foi aberto um debate sobre os benefícios do esporte na reabilitação e inclusão.  Participaram o secretário municipal adjunto de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Francisco de Sales; Matheus Nascimento, professor especialista em esportes adaptados; Lauri Grilo Cativeiro, especialista em capoeira adaptada e o professor Fabio Mariano, da Associação de Surdos de São Paulo.
Foto2: Imagem mostra uma plateia em um auditório. Na primeira fileira há três pessoas, sendo dois rapazes em cadeira de rodas. Ao fundo outras pessoas sentadas.

Atrações infantis nas férias contam com acessibilidade

O Museu do Futebol esta com uma programação especial de férias para crianças até dia 28 de julho. Atividades como oficina de origami, arte, colagem, desenho e espaço para leitura estarão disponíveis de quinta a domingo das 10 às 17 horas, gratuitamente para a criançada. Lembrando que o Museu do Futebol foi planejado para ser totalmente acessível, com banheiros apropriados, piso podotátil, elevadores, áudio-guia, totens informativos em Braile entre outros recursos.  Já o Centro Cultural São Paulo oferece contações de histórias com interpretações em Libras, nos dias 27 e 28 de julho, às 14h30. O grupo Cia. Prosa dos Ventos apresentará seu amplo repertório que já percorreu o Brasil e algumas cidades de Portugal, com muita música e diversão. A atividade será na sala de Biblioteca Sérgio Milliet de graça para todos os públicos.

Foto 3: Imagem mostra dois atores. À esquerda, uma mulher de vestido de renda branco e cabeça enfeitada com flores. Ao seu lado, um homem de chapéu e camisa branca parece declamar algo.

Reunião em SP discute edital do PRONATEC

Será realizado hoje (12), das 10h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, reunião sobre o Edital de Chamada Pública Nº04/2013 – SDH/PR. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a formalização de convênios com instituições privadas sem fins lucrativos, que possam realizar ações de busca ativa com a finalidade de matricular pessoas com deficiência em cursos oferecidos pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O evento é de iniciativa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).


Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000 -  imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia - facebook.com/acessibilidadeeinclusao