quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ALERTA SARAMPO AGOSTO 2013

Para conhecimento e ampla divulgação a todos os serviços de saúde 

Encaminhamos, anexo, o ALERTA SARAMPO - AGOSTO 2013 sobre a situação epidemiológica atual do sarampo e rubéola
em nível global e as principais ações recomendadas  em todo território paulista, com vistas à manter a interrupção da
circulação viral(autóctone) do sarampo no Estado de São Paulo.
Solicitamos o especial favor na divulgação ampla deste alerta em sua área de abrangência, no sentido de fortalecer a
 efetivação das medidas nele preconizadas.
Vale ressaltar que o referido alerta encontra-se disponível também no site CVE http://www.cve.saude.sp.gov.br
Na certeza de efetiva colaboração e apoio, renovamos votos de elevada estima e apreço.

Atenciosamente,

Telma Carvalhanas, Ana Lúcia Frugis Yu e Juliana Guinoza.

Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória – DDTR
Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”/CCD/SES-SP
Fones: (11) 3066 8757; 3082 0957; Fax: (11) 3066 8236.

Núbia Limeira Araújo – Diretora Técnica Substituta - CVE/CCD/SES-SP.
 
 
Casos confirmados de Sarampo no Brasil
Atualização 5/8/2013
O sarampo é uma doença viral, de transmissão respiratória sendo altamente contagiosa.
Após exposição a um caso de sarampo praticamente todos os indivíduos suscetíveis adquirem a doença.
Os sintomas geralmente aparecem 7-18 dias pós-exposição a um caso e incluem:febre, coriza, tosse, conjuntivite, e manchas avermelhadas por todo o corpo. O vírus pode ser transmitido 5 dias antes e 5 dias após a erupção cutânea. Desta maneira, não é possível se determinar quando a exposição poderá ocorrer.
O sarampo pode cursar com complicações muito graves e, em alguns casos, amorte. Cerca de 30 por cento dos pacientes infectados desenvolvem uma ou maiscomplicações, como infecções de ouvido, pneumonia ou encefalite.
Em 2013, a circulação dos vírus da rubéola e do sarampo permanece na Ásia,África e Europa.
Surtos recentes de sarampo estão em curso em países como oNigéria, Reino Unido, Alemanha, Itália e Holanda, assim como de rubéola na Polônia, Romênia e Japão.
Neste ano, nas Américas, 129 casos de sarampo e sete casos de rubéola foram registrados nos Estados Unidos. No Canadá foram 28 casos de sarampo e dois
casos de rubéola até o momento.
No período de janeiro a julho de 2013, o Brasil registrou 72 casos de sarampo, quase o dobro do número de casos ocorridos no último surto em território nacional no ano de 2011, quando 42 casos foram confirmados.
Em 2013, oscasos estão distribuídos nos seguintes estados: São Paulo (05), Minas Gerais (02), Santa Catarina (01), Pernambuco (62) e Paraíba (02). Em
relação ao genótipo viral, o D8 foi identificado em 50 amostras e o D4 em uma  amostra.
No presente ano, cinco casos de sarampo foram confirmados no Estado de São Paulo (ESP). Todos eles apresentaram histórico de viagem recente ao exterior (Estados Unidos e Itália). As amostras biológicas coletadas resultaram em RT-2PCR positivo para sarampo, e os sequenciamentos processados identificaram ogenótipo D8 em duas amostras, vírus circulante no Reino Unido e em outros países da Europa e Ásia e o genótipo D4 em uma amostra, este circulante na Europa.
No período de 16 a 21 de julho de 2013, o ESP hospedou milhares de peregrinos oriundos de pelo menos 66 países de diferentes continentes do mundo, preparando-se para Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, a JMJ congregou também jovens de todos os estados
brasileiros, incluindo o ESP. Ainda neste período houve um dia de grande concentração de milhares de pessoas em Aparecida, SP, em celebração religiosa relacionada à JMJ.
Somando-se a este evento no ESP, o mês de julho é tradicionalmente mês de férias escolares e muitos paulistas viajaram para dentro e fora do país, retornando em agosto.
Desse modo, neste retorno de férias de julho considerando a situaçãoepidemiológica internacional do sarampo/rubéola, sendo este o período subsequente à presença de número inusitado de visitantes estrangeiros e aocorrência no país de evento de massa importante, com milhões de participantes,
além do registro de elevado número de casos de sarampo em estados brasileiros, deve-se considerar grande o risco potencial de exposição ao vírus do sarampo.
Neste sentido, o ESP mantém o alerta e atenção reforçada a todos os casos de
febre e exantema, recomendando vigilância sensível para detecção precoce, notificação oportuna e resposta rápida a suspeita de sarampo, de maneira a assegurar a interrupção da circulação do vírus.
A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.
Atenção: orientar a população:
Ao apresentar febre e exantema, evitar o contato com outras pessoas até ser avaliado por um profissional da saúde e procurar imediatamente serviço médico.
Notifique todo caso suspeito de sarampo à:
• Secretaria Municipal de Saúde e/ou à
• Central de Vigilância/CIEVS/CVE/CCD/SES-SP 

telefone 0800 555 466 (plantão 24 horas, todos os dias)

e/ou nos e-mails

notifica@saude.sp.gov.br
e
dvresp@saude.sp.gov.br,  da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/CVE/CCD/SES-SP.
Documento elaborado pela equipe técnica da DDTR/CVE/CCD/SES-SP, em 5/8/2013, São Paulo, Brasil.