sábado, 7 de setembro de 2013

CEBRAP: Seminário aberto sobre Raça e Gênero


O Núcleo Direito e Democracia (NDD) organizará, no segundo semestre de 2013, o seminário aberto sobre Raça e Gênero, Maria de Lurdes Nascimento, coordenado por José Rodrigo Rodriguez, com o auxílio de Gabriela Justino, Natália Neris e Regina Stela Vieira. 

Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, a partir do dia 26 de setembro, das 19h às 21h30, nas dependências do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) – Rua Morgado de Mateus, 615, na Vila Mariana (Metrô Ana Rosa). 


SEMINÁRIO ABERTO MARIA DE LURDES NASCIMENTO*
Introdução à Teoria Feminista

Objetivos
O objetivo do seminário é reunir um pequeno grupo de militantes, cidadãs e cidadãos em geral e estudantes (de graduação e pós-graduação) para debater conjuntamente temas relativos à Raça e Gênero. O seminário é organizado em função de problemas concretos relacionados a textos de teóricas feministas. Seu objetivo central é relacionar teoria e prática ao debater os conceitos de forma horizontal e igualitária à luz das questões contemporâneas e das vivências de cada participante.

Valor
Contribuição de 3x de R$ 80,00 - Pagamento nas datas: 26/09; 31/10 e 28/11.
Será considerada a isenção do pagamento em caso de impossibilidade.

Vagas
25

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 15/09 e deverão ser realizadas mediante envio de email para:selecaondd@gmail.com.
a) faça um resumo de sua formação, experiência profissional e pessoal (tudo o que julgar pertinente);
b) explique seu interesse no curso;
c) caso não possa pagar a contribuição, por favor, explicite seus motivos, solicite isenção total do pagamento ou declare o valor que pode pagar;
d) caso possa aumentar sua contribuição para além do valor base, informe do valor mensal que achar justo.


Temas

1 – PORNOGRAFIA: Andrea Dworkin, Gayle Rubin, Judith Butler e Ina Kerner: dias 26/09; 03 e 17/10
2 - CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO: Judith Butler e Wendy Brown: dias 24 e 31/10
3 - MULHERES NEGRAS, MULHERES DO TERCEIRO MUNDO E INTERSECCIONALIDADE: Patricia Hill Collins, Chandra Tapalde Mohanty, Ina Kerner: dias 07, 21, 28/11
4 - FEMINISMO E EMANCIPAÇÃO: Nancy Fraser: dias 05 e 12/12


* Maria de Lurdes Nascimento: Diretora Gerente do jornal Quilombo. Foi uma das principais articulistas do periódico Quilombo, assinando a coluna Fala Mulher. Estimulou a participação política das mulheres negras e lutou pela regulamentação do trabalho feminino, no que dizia respeito a salários, carteira assinada, jornada de trabalho e sindicalização. Maria Nascimento foi responsável pela criação, em 1950, do Conselho Nacional de Mulheres Negras, que possuía um departamento jurídico dedicado a auxiliar a população negra em necessidades básicas, como a obtenção da certidão de nascimento. Defendia a realização de estudos sobre os direitos das empregadas domésticas e os transtornos psico-sociais causados pela prostituição. A sua coluna conclamava as mulheres negras a lutarem contra o racismo, e realizava críticas sociais em caráter de reivindicação, denúncia e aconselhamento.