segunda-feira, 9 de setembro de 2013

11/09 - Quarta feira 14h- Em Construção: Protocolo de Atenção a Pessoas Acumuladoras de Objetos/Animais



Minuta IV Encontro Diálogo- Ação – Dia 14/08/2013
Assunto – Protocolo de Atenção a Pessoas Acumuladoras de Objetos/Animais

Presentes: 18 participantes( CREAS, SUVIS, CCZ, UBS, NASF)

Iniciamos as 13h com a leitura da minuta do encontro anterior e da pauta para este encontro:

             Instrumental de Visita Domiciliar intersetorial.
             Levantamento de pessoas em situação de acumulo de objetos e animais
             Filme para reflexão. (Malu do NASF)
             Formatação dos próximos encontros voltados para grupo de estudos mensal e articulações de ações especificas para a atenção
             Limites nas ações do SAS e Saúde.
             Necessidade de fortalecer os NPV (Núcleo de Prevenção a Violência)
               Fluxograma (ELABORAÇÃO)

O grupo inicia apresentando alguns casos em acompanhamento pelas unidades na procura do entendimento do que estamos chamando de acumuladores. O consenso é de que não estamos falando de pessoas ou de doenças, e sim estamos trabalhando com situações onde ocorrem acumulo de objetos ou animais que interferem na relação entre a pessoa, a família e/ou comunidade. Neste princípio pensarmos em ações articuladas intra e intersetorialmente.

Seguimos com a apresentação de todos os presentes, a leitura do poema trazido ela Malu- “Ah! Desgraçados!” de autoria de Bertolt Brecht( abaixo), e de trecho do filme procurando Nemo.

Continuamos a pauta na procura da construção do instrumental intersetorial de visita domiciliar. A Malu ficou com as sugestões da Saúde, da Assistência Social, da SUVIS e da Zoonoses para montar um único instrumental a ser apresentado no GT.

Refletimos sobre as inter-relações e os limites principalmente entre saúde e assistência social na atenção as pessoas envolvidas nestas situações de acumulo, na procura de construirmos um fluxograma de ações e intervenções.

Duas UBS trouxeram a planilha de monitoramento realizadas por estas, sobre as situações encontradas na área de sua abrangência de situações de acumulo de objetos e animais, demonstrando a efetividade da mesma. O modelo de planilha foi aprovado e será disponibilizado a rede, para iniciarmos o monitoramento intra e intersetorialmente nos distritos da Subprefeitura de  Vila Maria/ Guilherme.

Vimos a necessidade de termos presentes pelo menos um representante de cada unidade de saúde da região para construirmos este monitoramento, sensibilizando as mesmas sobre as ações articuladas e co-responsabilizadas, com a finalidade de se fazer políticas efetivas em relação as situações do impacto das situações de acumulo de objetos e animais que estão interferindo na convivência familiar e comunitária.

Fechamos que os encontros aconteceram todas as segundas quarta feiras do mês, sempre as 14hs na Subprefeitura de Vila Maria/ Guilherme. Alteramos as dinâmicas dos próximos encontros, que terá dois momentos:

1ªhora- Estudo de um caso – Dos casos trazidos no dia o grupo elege um para aprofundamento.

2ªhora- Construção de instrumentais de monitoramento e avaliação, bem como de conceituação e fluxograma de ações.

Agende-se - Próximo encontro será dia 11 de setembro as 14h

Resumo em palavras dos Sentimentos que cada um leva: Alinhamento; Empolgado, Caminhando, Novidade, Inquietante, Feliz, ideia de tristeza, surpresa, acolhida, solidariedade, expectativa de dias melhores, acumular dores;


Ah! Desgraçados!


Um irmão é maltratado

e  vocês olham para o outro lado?
Grita de dor o ferido e vocês ficam calados?
A violência faz a ronda e escolhe a vítima,
e vocês dizem: "a mim ela está poupando, vamos fingir que não estamos olhando".
Mas que cidade?
Que espécie de gente é essa?
Quando campeia em uma cidade a injustiça,
é necessário que alguém se levante.
Não havendo quem se levante,
é preferível que em um grande incêndio,
toda cidade desapareça,
antes que a noite desça.

Bertolt Brecht