segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cadernos de Monitoramento disponíveis para download

Os três primeiros volumes dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental, produzidos pela equipe do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, estão disponíveis para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. O primeiro volume trouxe o tema “O que são os transtornos mentais?”, a segunda edição abordou “Drogas: mitos e verdades”, e a terceira "Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde". Os cadernos fazem parte de uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. O material possui uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink. A publicação é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza.

O primeiro volume trouxe o tema O que são os transtornos mentais?. O objetivo é servir como instrumento de orientação e referência sobre transtornos mentais, dirigida a profissionais da atenção básica, além de promover uma assistência inclusiva e ser uma ferramenta efetiva para superar os estigmas e a discriminação acerca das pessoas com sofrimento mental.  O caderno traz noções básicas sobre transtornos mentais, com capítulos sobre quem é vulnerável, fatores sociais e definições sobre esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, neuroses, histeria, pânico, fobia, TOC e sinais de alerta.

Drogas: mitos e verdades” é o tema da segunda edição dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. A edição se preocupa em desvendar os mitos e verdades das drogas, com capítulos sobre o que são as drogas, quem é vulnerável, o que significa a dependência das drogas, a síndrome da abstinência, os tipos de drogas mais comuns e as políticas de saúde pública para com o tema.

A terceira edição da publicação "Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde" traz os principais conceitos de violência, com destaque para os tipos, a natureza e as formas de agressão contra adolescentes, pessoas adultas, idosos e grupos vulneráveis (pessoas com transtornos mentais, em situação de rua, com deficiência e homossexuais). O caderno também aborda como os profissionais de saúde podem cuidar das pessoas em situação de violência.


Confira as três edições dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental.

O que são os transtornos mentais?
 (n.1, outubro 2011)

Drogas: mitos e verdades
 (n.2, outubro 2012)

Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde
 (n.3, maio 2013)