segunda-feira, 23 de setembro de 2013

24/09- Cidades que adoecem é o tema do Sala de Convidados

Cidades que adoecem é o tema do Sala de Convidados de terça-feira (24/9), que vai ao ar, ao vivo, às 11 horas. O programa debaterá os principais problemas que estão reduzindo a qualidade de vida das pessoas, principalmente nas grandes cidades, como poluição do ar e da água, superpopulação, engarrafamentos, transportes públicos precários, sujeira nas ruas, barulho e violência. Eles são comumente relacionados à vida nas grandes cidades e, em muitos casos, já estão chegando a médios e pequenos municípios. Mas, especialmente nos grandes centros urbanos, a qualidade de vida está se deteriorando. Não são apenas as pessoas que ficam doentes.
 
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 a população nas cidades do planeta vai aumentar em 3,1 bilhões de pessoas. Na América Latina, 75% da população vive em áreas urbanas. No Brasil, 84% das pessoas se concentram nas cidades.
 
O que a população considera como prioridade para viver em uma cidade ideal? Menos violência? Um transporte público mais eficiente? São algumas das questões que precisam ser discutidas para definir quais os caminhos para se conseguir cidades sustentáveis.
 
Quais as boas práticas para alcançar a sustentabilidade no ambiente urbano? Existem bons exemplos a serem seguidos? O que os cidadãos podem fazer? Deixar os grandes centros urbanos é uma boa opção? As respostas a essas e outras perguntas estarão em debate nesta edição do programa, que, entre os convidados, contará com a secretária executiva da ONG Rio Como Vamos, Thereza Lobo, e o diretor do Centro Rio+, Rômulo Paes de Souza.
 
Sobre o Sala de Convidados
 
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11 às 12 horas. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde. 
 
Participação ao vivo
 
Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
 
Como assistir
 
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na webTV, na página principal.
 
Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página "Como Assistir" no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.