quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Anvisa e CNPq abrem seleção para censo de trabalhadores de vigilância sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) selecionarão pesquisadores interessados para apresentarem propostas para realização do Censo Nacional dos Trabalhadores de Vigilância Sanitária. A Chamada CNPq/Anvisa Nº 86/2013 foi publicada no Diário Oficial da União de 18 de setembro.

A população do Censo Visa abrange todos os trabalhadores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), nas esferas federal, estaduais e municipais.

Segundo o diretor da Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Jaime Oliveira, os resultados do Censo subsidiarão a formulação de políticas para o desenvolvimento de recursos humanos do Sistema. “Além do perfil profissional, queremos conhecer os processos de trabalho desses profissionais, inclusive de laboratórios de saúde pública que realizam atividades de vigilância sanitária”, destaca.

Para a chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Anvisa (Nepec), Daniella Guimarães, o Censo Visa é um desafio essencial para subsidiar a formulação de políticas e o fortalecimento do SNVS, bem como para comparar os dados com o censo anterior. “Para cumprir com esse objetivo, é necessário um esforço conjunto de pesquisadores, gestores e trabalhadores”, afirma.

O último Censo dos Trabalhadores em Vigilância Sanitária foi realizado em 2004.

A proposta aprovada será financiada no valor global estimado de R$ 2 milhões. As inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 4/11. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 25/11, e o início da contratação, a partir de 2/12. Saiba mais sobre a chamada no site do CNPq.