terça-feira, 10 de setembro de 2013

Um Novo e Estimulante Desafio Oferece Prêmio para Ideias que Aumentem a Conscientização e a Utilização de Serviços de Cuidados com a Saúde Mental

Os parceiros buscam ideias para aumentar a demanda e a utilização de serviços de cuidados da saúde mental abrangentes e baseados na comunidade para o tratamento da depressão e da a...


NOVA IORQUE, 10 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- O programa Cientistas sem Fronteiras, em colaboração com a Johnson & Johnson, anunciou hoje o Desafio de inovação aberta no valor de US $10.000 à procura de ideias para aumentar a conscientização e a utilização de serviços de cuidados de saúde mental para os distúrbios da depressão e da ansiedade em pacientes vivendo em países em desenvolvimento. O Desafio terá a duração de 31 dias, terminando no Dia da Saúde Mental Global, em 10 de outubro de 2013.

Os distúrbios mentais apresentam sérias consequências para a saúde pública em países de baixa e média renda (PBMR) onde ocorrem. Nos PBMRs e em outros cenários de poucos recursos, os distúrbios mentais são exacerbados por uma série de desafios, entre eles, a falta de conscientização e de educação, assim como o estigma da comunidade e também de indivíduos.
Além disso, existe uma séria falta de investimentos globais nos cuidados com a saúde mental. Apesar de os distúrbios mentais desempenharem um papel maior nas doenças não contagiosas no mundo do que as doenças cardiovasculares ou câncer[1], a vasta maioria dos países dedicam menos do que 2% de seus orçamentos para a saúde mental.[2] Entre os distúrbios da saúde mental, a depressão unipolar[3] representa um dos mais comuns e debilitantes, afetando estimadamente 5% da população ou 350 milhões de pessoas globalmente. Os distúrbios da ansiedade são diagnosticados em quase metade de todos os casos de depressão clínica[4].
Apesar dos esforços por parte de governos, defensores dos cuidados da saúde, e elaboradores de políticas, a persistente falta de conscientização e de demanda dos pacientes e famílias para serviços adequados de saúde mental e a pouca utilização dos serviços existentes continuam tanto no nível local como estatal.
Portanto, este Desafio busca especificamente ideias arrojadas e inovadoras que tenham o potencial de aumentar significativamente a utilização dos serviços comprovados disponíveis para o diagnóstico e o tratamento de indivíduos de 15 a 44 anos de idade sofrendo de distúrbios de depressão e ansiedade. As ideias devem ser culturamente apropriadas e possíveis de serem implantadas em cenários de poucos recursos.
"Estamos empolgados por podermos trabalhar juntos com a Johnson & Johnson e com a InnoCentive na aplicação de nosso modelo de inovação aberta colaborativa em busca de soluções para o aumento da conscientização e utilização de serviços de saúde mental para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios da depressão e da ansiedade nos PBMRs", afirma Chenelle Bonavito, Coordenador de Programas do Cientistas sem Fronteiras.
"Existe uma enorme necessidade de ajuda para pessoas de regiões em desenvolvimento sofrendo de doenças mentais", disse o médico Dr. Husseini K. Manji, Líder Global da Área de Terapia e Neurociências, Janssen Research & Development, LLC, uma companhia da Johnson & Johnson. "É um privilégio podermos apoiar a iniciativa de envolver diversos solucionadores de problemas globais para encontrar novas formas de ajudar a educar e capacitar as pessoas a buscarem cuidados para doenças mentais e a esperança de um tratamento eficaz". Este projeto está relacionado à Iniciativa para Mentes Saudáveis (Healthy Minds Initiative), lançada em 2011 pelas Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson, que luta para acelerar o progresso na luta contra os distúrbios cerebrais-através de descobertas básicas, traduções clínicas e colaboração de múltiplos setores-e para ajudar a educar as pessoas sobre os distúrbios cerebrais e reduzir o estigma a eles associado.
"Existem barreiras tanto da oferta como da demanda para a melhoria do acesso aos cuidados da saúde mental em todos os países. Embora tenha havido algum progresso na melhoria da oferta destes cuidados, pouca ação foi tomada ao se abordar a demanda. Seria justo dizer que nós ainda nem conhecemos totalmente estas barreiras, sem mencionar a maneira de como abordá-las. Este Desafio acontece na hora certa, e espero ansiosamente conhecer ideias realmente inovadoras sobre a solução das barreiras da demanda e a utilização de cuidados de saúde mental para a depressão em ambientes de poucos recursos", disse Dr. Vikram Patel, juiz no painel do Desafio, e um professor de Saúde Mental Internacional e Fellow Pesquisador Sênior do Wellcome Trust em Ciências Clínicas; Centro para a Saúde Mental Global, London School of Hygiene and Tropical Medicine; Centro de Saúde Mental de Sangath, Goa, Índia, Fundação para a Saúde Pública da Índia.
"É com prazer que fazemos parte desta importante iniciativa trabalhando com parceiros tão reconhecidos", disse Alpheus Bingham, PhD, fundador e membro da diretoria do InnoCentive. "Nossos solucionadores vindos de todas as partes do mundo, têm vivenciado concretamente, como qualquer um de nós, ou em nome de familiares e amigos, os desafios do acesso e do fornecimento de sistemas eficazes para o bem estar mental. Esperamos ansiosamente conhecer a diversidade de pensamentos e de abordagens que este exercício proporcionará".
Convidamos os solucionadores a submeterem suas ideias através do InnoCentive, que administra a seção online do Desafio. Um painel independente composto pelos principais especialistas do Cientistas sem Fronteiras selecionará os vencedores. Anunciaremos os vencedores após seis semanas da conclusão do Desafio.
Mantendo o compromisso dos parceiros em estimular a promoção aberta de grandes ideias, a solução vencedora será postada e apresentada ao público no website do Cientistas sem Fronteiras para incentivar a inovação e maior entendimento.
Para mais informações e para visualizar o Desafio, visite: www.scientistswithoutborders.org
Sobre o Cientistas Sem Fronteiras

O Cientistas Sem Fronteiras, um programa da New York Academy of Sciences, é uma comunidade de colaboração baseada na web que gera e desenvolve soluções com base científica e tecnológica inovadoras e eficazes para os desafios do desenvolvimento global. O modelo exclusivo do Cientistas Sem Fronteiras utiliza uma plataforma online gratuita para conectar um grupo global de usuários interdisciplinares e de vários setores para o desenvolvimento e o compartilhamento aberto de soluções concretas e eficazes para estes desafios. Para saber mais sobre o programa Cientistas Sem Fronteiras, visite www.scientistswithoutborders.org
Sobre a New York Academy of Sciences

A New York Academy of Sciences é uma organização independente e sem fins lucrativos dedicada desde 1817 ao desenvolvimento global da ciência, da tecnologia e da sociedade. Com 25.000 membros em 140 países, a Academy cria uma comunidade global de ciências visando o beneficio da humanidade. A principal missão da Academy é desenvolver o conhecimento científico, impactar positivamente os maiores desafios globais da sociedade com soluções com base científica, e aumentar o número de indivíduos com conhecimentos científicos na sociedade em geral. Visite-nos online emwww.nyas.org.
Sobre o InnoCentive

InnoCentive é o líder global em soluções coletivas, voluntárias e inovadoras (crowdsourcing) fornecidas pelos indivíduos mais inteligentes do mundo que competem para fornecer ideias e soluções para os Desafios importantes nas áreas técnicas, científicas, sociais, de políticas e de negócios. Por mais de uma década, as principais organizações sem fins lucrativos, governamentais, e comerciais trabalham em parceria com o InnoCentive para gerar novas ideias inovadoras e resolver problemas urgentes rapidamente. Para mais informações, visite http://www.innocentive.com/
[1] The Global Burden of Disease (O Peso Global das Doenças): atualizado em 2004. Organização Mundial da Saúde. (WHO 2008)
[2] MENTAL HEALTH GAP ACTION PROGRAMME (mhGAP),"Special Focus on the draft Global Mental Health Action Plan" (Foco especial no esboço do Plano de Ação para a Saúde Mental Global)http://www.who.int/mental_health/mhgap/mhGAP_forum_2012.pdf, Organização Mundial da Saúde. (WHO 2012).
[3]Depressão unipolar é um distúrbio do humor no qual sensações intensas de tristeza, perda, raiva ou frustração interferem na rotina do dia a dia (incluindo em relacionamentos pessoais, rotinas educacionais ou profissionais, ou padrões de sono, higiene e de alimentação) por um período de no mínimo duas semanas. Para o propósito deste Desafio, o termo "depressão" se refere à depressão unipolar.
[4] Barbee, J. G. (1998). Mixed symptoms and syndromes of anxiety and depression: Diagnostic, prognostic, and etiologic issues. (Sintomas e síndromes mistas de ansiedade e depressão: problemas etiológicos, prognósticos e diagnósticos) Anais da Psiquiatria Clínica, 10:15-29.
CONTATO: Diana Friedman, (212) 298-8645

dfriedman@nyas.org
FONTE New York Academy of Sciences