quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA USO TERAPÊUTICO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS




O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA – SUS) e a Universidade Federal de Minas Gerais, realiza o Cursode qualificação para uso terapêutico de tecnologias assistivas

A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite, instituído em novembro de 2011 pelo Decreto 7.612 com a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. 
O curso será dividido em cinco unidades de aprendizagem e tem como objetivo a qualificação de profissionais que atuam diretamente no âmbito da reabilitação e exercem ações para orientação quanto ao uso terapêutico de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. 

Viver sem Limite

O Plano Viver sem Limite foi elaborado com a participação de mais de 15 Ministérios e está organizado em quatro eixos: acesso a educação, inclusão social, acessibilidade e atenção a saúde. 
No eixo atenção a saúde, o Plano Viver sem Limite, através do Sistema Único de Saúde (SUS) propõe ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência com foco na organização de rede e atenção integral a saúde. 
Nesta perspectiva, o Ministério da Saúde publicou em abril de 2012 a portaria GM/MS nº 793, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Esta normativa propõe, simultaneamente, o aprimoramento dos mecanismos de regulação, organização dos fluxos assistenciais da rede e monitoramento das ações desenvolvidas nos territórios locais, a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para atender as pessoas com deficiência. O objetivo é promover o cuidado a saúde, a prevenção e a identificação precoce de deficiências em todas as fases da vida, bem como ampliar a oferta de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e os cuidados em habilitação e reabilitação. 


Profissional de saúde: 
Se você é médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e compõe equipe multidisciplinar de reabilitação, não perca tempo! 


A iniciativa, que faz parte do Plano Viver sem Limite, será dividida em cinco unidades de aprendizagem e tem como objetivo a qualificação de profissionais que atuam diretamente no âmbito da reabilitação e exercem ações para orientação quanto ao uso terapêutico de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. 

O curso, que representa um investimento total de R$ 600 mil da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), será oferecido no formato de Educação à Distância (EAD) por meio da plataforma UNA –SUS disponibilizado em 1000 vagas. 

·         As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 02 de setembro de 2013 com início imediato do curso.