sábado, 7 de setembro de 2013

Boletim do Cebes- 06/09

06 de setembro de 2013

Destaques do CEBES

Revisitando 1988
Publicado em Blog do Cebes
O economista da Unicamp e doutor em políticas públicas, Eduardo Fagnani, aponta as motivações dos constituintes de 1988 para criar uma carta que garantisse direitos sociais de cidadania em vez de seguirem a cartilha do Estado Mínimo. Fagnani destaca que pela primeira vez saúde, educação e previdência passaram a ser direitos universais, regidos pelo princípio da seguridade social, que defende que todos os cidadãos têm direitos mesmo que não tenham contribuído monetariamente com o Estado. O artigo faz parte de um especial do portal Teoria e Debate sobre políticas públicas e desenvolvimento, em lembrança aos 25 anos da constituição.
leia a matéria na íntegra
SUS: papéis e opções da sociedade e Estado
Publicado em Blog do Cebes
O ideal de sistema de saúde público, integral com igualdade já estava presente nas lutas políticas e sociais pela democratização das décadas de 1970 e 1980 e influenciou nas discussões da constituinte que deu ao país sua Carta cidadã. A lembrança é do professor da Unicamp e militante pelo direito à saúde, Nelson Rodrigues dos Santos, que em artigo à revista Radis faz um relato histórico da luta pela saúde, perpassando as últimas quatro décadas. No texto fica claro como políticas de Estado nas áreas econômicas inviabilizaram o SUS constitucional.
leia a matéria na íntegra
Mais Médicos pode sofrer esgotamento, diz professor
Publicado em Cebes Indica
O governo está usando incentivos financeiros para levar profissionais de medicina para o interior do Brasil. Mesmo assim, medidas complementares ao Mais Médicos são necessárias para que o programa dê certo. Mário César Scheffer, diretor do Cebes e professor do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), diz que a ação do programa é limitada e pode padecer de um esgotamento.
leia a matéria na íntegra
3.9.2013 20:25:30 -
A concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros, e a de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros. É o que o mostra um recorte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que se baseou em dados da AMS (Assistência Médico-Sanitária) do IBGE, que conta os postos de trabalho ocupados por profissionais de saúde.
Cebes Indica
6.9.2013 09:15:41 - O Cebes, junto ao Programa Justiça Econômica e à Pastoral da Saúde, acaba de criar um cartaz para ajudar a difundir o chamado à luta pelos 10% das receitas brutas da União para a saúde pública. Para acessar, colaborar e divulgar seu conteúdo, basta clicar aqui e compartilhar! - Cebes Indica6.9.2013 09:16:18 - É o momento de retomar, com força, as reivindicações que levem a fortalecer o SUS – entre elas, o fim do desconto dos gastos nos planos privados de saúde no imposto de renda. - Radar da mídia6.9.2013 09:21:02 - "Todo esse debate está "deslocado" e fora do eixo, além de manipulado, tanto pelo movimento médico quanto pela mídia" - Radar da mídia6.9.2013 16:14:39 - A nota denuncia e explica como o subfinanciamento do SUS foi aprofundado ao longo dos 25 anos de sua existência e como esse fato impediu que o sistema público brasileiro se consolidasse como um direito de cidadania universal e integral. O texto serve de subsídio ao debate no âmbito do Movimento Saúde+10 e a todas as entidades que estão na luta pelo 10% da Receita Corrente Bruta da União para o SUS. Assinam o documento o Cebes, Abrasco, Abres e Idisa. Blog do Cebes
Ajude o Cebes a construir esse espaço coletivo, encaminhando críticas, sugestões, textos, opiniões e