segunda-feira, 29 de julho de 2013

Democracia, Participação Social e Representação no âmbito dos Conselhos de Saúde- Primeira aula Curso de incentivo ao Controle Social no SUS

Como forma de fortalecer os Conselhos de Saúde, dei  início, ao CURSO NACIONAL DE ATIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO CONTROLE SOCIAL NO SUS, no dia 17/06/2013 com previsão de termino em agosto de 2013.O evento faz parte da política nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem como objetivo capacitar os conselheiros de Saúde para que eles tenham acesso às informações e conhecimento sobre o SUS para o efetivo exercício da cidadania na sociedade brasileira.
Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos) é um curso livre nacional promovido pela Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo (VDCEG) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, com o apoio da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. 
A iniciativa é inovadora sob diversos aspectos, seja na maneira coletiva e colaborativa como foi concebida ou na concepção pedagógica dinâmica e atual. Possui estrutura de aplicação descentralizada, que conta, em geral, com um coordenador estadual, um coordenador pedagógico, um secretário executivo e um grupo de facilitadores por estado. A modalidade é a distância com momentos presenciais. E será utilizado o audiovisual como estratégica de ativação política: a série de 12 episódios, Saúde em Cena. 
O público são conselheiros de saúde municipais e estaduais, em exercício da função, indicados pelo Conselho de Saúde, com conhecimentos básicos de internet e informática.

Espero estar disseminando meus conhecimentos e compartilhando com vocês esta aprendizagem . A Primeira aula com o tema  Democracia, Participação Social e Representação no âmbito dos Conselhos de Saúde já está disponível  AQUI ou via SLIDE AQUI