domingo, 19 de janeiro de 2014

Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde acontece em março

foto: Inrad/HC-USP

Ampliar as estratégias para o cuidado integral em saúde, promovendo a discussão sobre a humanização nos serviços e o papel das humanidades no ensino dos profissionais da área. Esse é o objetivo do Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde, a ser realizado nos dias 31 de março e 01º de abril. Organizado pela Rede Humaniza da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas (HC-USP), o evento acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O prazo para apresentação de resumos encerra-se em 20 de janeiro.

Serão aceitos tanto pôsteres quanto comunicações orais, sejam de pesquisas ou relatos de experiências, que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos: cuidado ao paciente; ensino-aprendizagem de humanidades e humanização; pesquisa em humanidades e humanização na saúde; humanização na atenção ao profissional da saúde; humanização como estratégia de gestão e qualidade de serviços, e formação ética e humanista dos profissionais da saúde.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros compõem a programação do Congresso. O professor Diego Garcia, da Universidad Complutense de Madrid, fará a conferência de abertura com o tema "Bioética e Humanização". Da Universidade de Michigan virá o professor Arno Kumagai, que vai abordar a humanização do cuidado na educação médica. Isabel Fernandes; da Universidade de Lisboa, e José Ricardo Ayres; da FMUSP, são outros docentes que estarão presentes. As inscrições variam de R$ 120 e R$ 300, dependendo da categoria profissional. Confira outras informações no site do evento.