quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Boletim de Notícias: Subprefeituras terão supervisor de acessibilidade



Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 33
Agosto de 2013


Subprefeituras terão supervisor de acessibilidade


As Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED); e de Coordenação das Subprefeituras publicaram, no dia 21/8, Portaria no Diário Oficial do Município estabelecendo que um servidor público (arquiteto ou engenheiro) de cada uma das 32 subprefeituras da cidade será designado como responsável por acompanhar os projetos e obras, observando os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, incluindo a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos. Esses supervisores de acessibilidade estarão em pleno alinhamento com os técnicos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, que oferecerão o suporte técnico e legal referente às normatizações vigentes sobre rampas, calçadas, piso tátil, inclinações, espaçamentos, dentre outras.



SMPED contribui com a Política para o Desenvolvimento Integral da 1ª Infância

A primeira-dama Ana Estela Haddad anunciou nesta quarta-feira (28) o lançamento da Política para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade. O programa, chamado “São Paulo Carinhosa”, envolve ações de 14 secretarias para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos de idade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) contribuiu para inclusão de ações no programa, como a participação da criança com deficiência em todos os espaços e atividades desenvolvidas e a capacitação de 3 mil professores e cuidadores de creches para o acompanhamento no desenvolvimento infantil.  Além disso, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, inseriu a ampliação do Teste do Pezinho, da Triagem Auditiva e Visual para prevenção de deficiências. “A desigualdade começa antes mesmo do nascimento, por isso é fundamental que haja um olhar também no pré-natal”, comentou o prefeito Haddad. A secretária Marianne Pinotti participou do lançamento do programa, no Centro Cultural São Paulo, e a SMPED cedeu intérprete de Libras para o público surdo presente.




Encontro promove adesões de municípios paulistas ao Viver Sem Limite

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida apoiou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República na organização do “Ato de Pactuação Coletiva dos Municípios do Estado de São Paulo” com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite, do Governo Federal.

O evento foi realizado na quarta-feira (28) e contou com as presenças da secretária municipal Marianne Pinotti e do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira. Durante o encontro, 35 municípios paulistas aderiram ao Viver Sem Limite, que prevê investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões até 2014, em áreas como saúde, educação, acessibilidade e geração de renda para pessoas com deficiência. Até então, apenas a Prefeitura de São Paulo havia aderido ao Plano Nacional em todo o Estado. “É uma possibilidade de fortalecimento da relação intersecretarial e intersetorial nas questões relativas à pessoa com deficiência”, comentou a secretária Marianne Pinotti.

SMPED apoia ação de reeducação alimentar em escola biligue para surdos
A Escola Municipal Bilingue para Surdos, EMEBS Helen Keller, participou do projeto “Eu alimento a Cultura”, que tem como objetivo levar informações essenciais sobre nutrição e alimentação para cerca de 3 mil crianças de 11 a 14 anos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) disponibilizou, no dia 28, intérprete de Libras para que os alunos pudessem acompanhar as apresentações lúdicas de incentivo a hábitos alimentares mais saudáveis. Outras nove escolas municipais também participaram do projeto.


Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000 -  imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia - facebook.com/acessibilidadeeinclusao