Os 1.125 conselheiros eleitos no pleito do dia 8 de dezembro de 2013 tomarão posse para cumprir o mandato de 2 anos
Esta eleição amplia os canais de participação popular e dos mecanismos de transparência da administração pública. Pela primeira vez a população escolhe – pelo voto direto e voluntário de cerca de 120 mil cidadãos ecidadãs – representantes da sociedade civil para a tarefa de acompanhar as ações de governo e propor políticas públicas nos territórios. Foram registrados quase 600 mil votos num pleito realizado com transparência e tranquilidade nas 32 Subprefeituras de São Paulo.
O Conselho Participativo Municipal é formado exclusivamente por representantes da sociedade civil eleitos pelos moradores de cada distrito da cidade de São Paulo.
Os conselheiros serão responsáveis por exercer o controle social e serão consultados no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos nas regiões, oferecendo sugestões de ações e políticas públicas nos territórios. Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos poderão acessar informações públicas disponíveis nas respectivas Subprefeituras.