sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lançamento da 5ª edição do IRBEM com parceria do Ibope


Lançamento da nova pesquisa de percepção dos paulistanos
Data: dia 21 de janeiro de 2014
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Teatro Anchieta, no SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo


A Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, tem a satisfação em convidá-lo(a) para o lançamento da quinta edição da pesquisa sobre Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM) e sobre a confiança da população nas instituições.

A pesquisa será apresentada às vésperas do aniversário da cidade, no dia 21 de janeiro, das 9h30 às 12h30, no Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245), e contará com a participação do Prefeito Fernando Haddad.


O IRBEM revela o nível de satisfação dos paulistanos em relação à qualidade de vida e ao bem-estar em São Paulo. A pesquisa aborda 25 temas distribuídos em 169 indicadores. Entre os temas estão saúde, educação, meio ambiente, transporte/trânsito (mobilidade), habitação, trabalho, sexualidade, espiritualidade, aparência, consumo e lazer. Além dos dados relacionados ao bem-estar, a pesquisa também abordou, pelo sétimo ano consecutivo, o índice de confiança da população nas instituições (Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, Tribunal de Contas, Poder Judiciário etc.), a satisfação com os serviços públicos e a administração municipal e a percepção sobre a segurança na cidade.

O tempo de espera por consultas médicas, exames e procedimentos mais complexos (nos sistemas público e privado) é uma das questões que compõem a pesquisa. Os indicadores estão previstos na Lei 14.173/06, que estabelece indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos.

Durante o evento serão apresentados os guias de informações sobre serviços e medicamentos para a pessoa idosa, lançados pelo Ministério Público. As duas publicações, elaboradas com a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde, fazem parte do Projeto Saúde Cidadão, cujo objetivo é fortalecer a cidadania e o exercício do direito à saúde, facilitando o acesso dos idosos aos equipamentos da rede pública de saúde. Esta apresentação será realizada pela Dra. Anna Trotta Yaryd, promotora de Justiça, idealizadora e coordenadora do projeto.

Os "rolezinhos", que têm estampado os noticiários nas últimas semanas, também serão tratados durante o evento desta terça, sendo abordada a relação entre o fenômeno e a falta de equipamentos públicos para a juventude, apontada no Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo, elaborado pela Rede Nossa São Paulo.

Histórico da construção do IRBEM:

Em uma iniciativa inédita, a Rede Nossa São Paulo lançou em junho de 2009 uma mobilização para elaborar um conjunto de indicadores que reúnem também aspectos subjetivos sobre as condições de vida em São Paulo. O objetivo da construção do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) é orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

A consulta pública realizada de junho a outubro de 2009 teve a participação de mais de 36 mil pessoas, que apontaram os itens mais importantes para a qualidade de vida no município em 25 temas.

A proposta é identificar a medida mais próxima possível da realidade sobre o que deve ser feito para satisfazer as necessidades de bem-estar da população e, ao mesmo tempo, promover mudanças em todos os níveis para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. A consulta pode ajudar a propor e a elaborar políticas públicas que atendam os níveis desejáveis de qualidade dos serviços públicos necessários à população.
Por favor, envie sua confirmação de presença pelo email aline@isps.org.br.


Contamos com sua participação!



Agradecemos a atenção,

Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
www.nossasaopaulo.org.br