Mauro Aranha, vice-presidente do Cremesp, abre evento de apresentação da obra
O livro Transtorno Mental e Perda da Liberdade, elaborado pelas Câmaras Técnicas de Bioética e Psiquiatria do Cremesp, foi lançado na noite de sexta-feira (13/9), no auditório da sede. A obra também já está disponível paradownload no site do Cremesp.
A perda de liberdade no contexto do transtorno mental é um desafio para a assistência à saúde que perdura há séculos e sobre o qual não há consenso. O assunto obteve atenção da mídia brasileira a partir de 2011 e 2012, com a adoção de políticas de Estado para a internação involuntária de dependentes de crack, incluindo menores de idade, sem o devido diagnóstico e acompanhamento médico. Antes disso, o Cremesp já vinha desenvolvendo ações em torno do tema, como a realização, em 2010, do seminário “Transtorno Mental e Perda de Liberdade”, que acabou emprestando nome à obra lançada agora em 2013.
A publicação foi organizada pelo vice-presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima, junto com o conselheiro e coordenador do Centro de Bioética da Casa, Reinaldo Ayer de Oliveira, e Quirino Cordeiro, integrante da Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremesp. Os três também assinam a introdução, na qual apresentam uma síntese dos nove capítulos, resumindo a gravidade, a atualidade e a necessidade do debate sobre internações por transtorno mental. Raul Gorayeb em palestra sobre ciência, verdade e liberdade
Lançamento
O destaque do lançamento foi a palestra Ciência, verdade e liberdade: reflexões contemporâneas, ministrada pelo médico psicanalista Raul Gorayeb, professor do Departamento de Psiquiatria da EPM-UNIFESP e membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria do Estado de São Paulo - SBPSP.
Durante a abertura do evento, o vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, falou sobre a concepção da obra que reúne artigos de autoria de 12 importantes especialistas das áreas da saúde e do direito, muitos com experiência acadêmica.
Veja quem são os autores AQUI. |
Pretendemos com este veículo fortalecer a participação social, o Conselho Gestor de Saúde do Distrito de Saúde de Saúde de Vila Maria/ Vila Guilherme e o SUS.