quinta-feira, 27 de junho de 2013

É complicado instalar uma Ouvidoria? parte 13

Veja a regulamentação da Ouvidoria da Câmara Municipal  confira os principais pontos que são destacados na Resolução. Avalie como os destaques da norma podem ser adaptados para a realidade de sua própria atuação.


Está na hora de decidir o modelo de operação
Após a elaboração da regulamentação da ouvidoria parlamentar para que ela existe formalmente na estrutura da Câmara de Vereadores, é preciso que se decida como ela irá funcionar de fato.
O primeiro passo é escolher o espaço físico e para isso é preciso tomar uma decisão logo de início. A ouvidoria irá realizar atendimento presencial? Essa decisão poderá fazer toda a diferença na hora de escolher o melhor local para sua instalação. As ouvidoria que prestam atendimento presencial ao cidadão devem ficar próximas a entrada da Câmara, em local de fácil acesso e visibilidade. Já aquelas que não irão realizar o atendimento direto podem ser instaladas em áreas mais distantes.
Outra decisão importante é a definição da equipe de trabalho. O grupo será composto por servidores efetivos, comissionados ou terceirizados. A equipe poderá ser mista e integrar pessoas com os diversos vínculos funcionais, mas o papel de cada um deve ser descrito e definido de acordo com os respectivos contratos.
Finalmente é preciso estabelecer quais serão os canais de comunicação que estarão disponíveis para o cidadão. Antes de se tomar uma decisão desse tipo é preciso considerar a estrutura da Câmara, o tamanho do município e as características da população. Em alguns locais é mais importante privilegiar os canais de comunicação mais diretos, em outros é importante privilegiar os recursos mais tecnológicos.


fonte: http://www12.senado.gov.br/senado/ilb#/asp/ED_Cursos.asp