terça-feira, 11 de junho de 2013

FSP prepara Curso de Especialização em Saúde Pública, gratuito e semipresencial

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Saúde Pública (FSP)
A Faculdade de Saúde Pública vem formando especialistas em Saúde Pública desde 1929, quando ainda tinha o nome de Instituto de Hygiene. A mesma unidade da USP que deu início em 2012 ao inovador curso de graduação em Saúde Pública, com base em sua experiência de quase um século formando especialistas nesta área, planeja agora a renovação do curso de pós-graduação, reestruturando-o para modalidade semipresencial. Agora as atividades combinam aulas presenciais no campus da USP, em São Paulo, com recursos de ensino a distância, realizando atividades didáticas de qualquer lugar com acesso à internet.
“O planejamento está praticamente concluído quanto ao formato e às disciplinas e, em breve, os órgãos competentes da USP darão a palavra final sobre o novo Plano de Curso”, explica o coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), professor Paulo Capel Narvai, da FSP.
Seguindo as normas da Universidade quanto à carga horária e outras exigências acadêmicas, como o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC) sob supervisão de especialista, o curso terá duração de 12 meses. A primeira turma, com 60 alunos nesta nova versão, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2014. De acordo com o coordenador do CESP, “o tradicional e pioneiro curso da Faculdade de Saúde Pública está sendo adaptado às novas demandas educacionais na área, articulando novas tecnologias de informação e de comunicação para aprendizagem a distância, porém mantendo e valorizando o enfoque multidisciplinar da formação e a composição multiprofissional das turmas: características que os egressos do CESP sempre prezaram. Nosso mais importante desafio é manter essas características em um curso com novo formato, que busca usufruir dos avanços contemporâneos na transmissão do conhecimento”.
Nesta etapa de planejamento do novo curso, o Grupo de Trabalho composto por docentes e pós-graduandos da FSP, os mesmos que irão ministrar as aulas e acompanhar os alunos no decorrer do Curso, vem criando os conteúdos e estruturando os diferentes aspectos relacionados com a organização estratégica do uso de técnicas de ensino a distância, reunindo-se mensalmente na FSP.
A coordenação esclarece que o grupo segue aberto para receber novos colaboradores da FSP ou de outras unidades da USP, interessados em fazer parte da construção coletiva do CESP. Todo docente ou pós graduando, de qualquer Unidade da USP, que queira colaborar como professor ou monitor, pode entrar em contato e solicitar a participação no Grupo de Trabalho do CESP/USP.
Mais informações: (11) 3061-7784, email cesp@usp.br