terça-feira, 25 de junho de 2013

Quem ganha com a instalação de uma Ouvidoria Parlamentar ?

Fonte: http://www17.senado.gov.br - Curso Trilhas ILB

Benefícios para o vereador ...

Nada é mais danoso para a carreira de um político do que o seu afastamento da população que o elegeu. Ao ignorar seu eleitor, o político está praticamente condenando a si próprio ao fracasso eleitoral no próximo pleito. E isso ninguém quer, não é mesmo. Então os vereadores podem aproveitar a ouvidoria parlamentar para se aproximar das pessoas aumentando o vínculo que deve existir entre representante e representado.
Por meio da ouvidoria o parlamentar poderá conhecer o que a população pensa sobre o seu trabalho legislativo, o que a sociedade deseja para si própria, o que ais incomoda as pessoas e o que mais agrada também. De posse de todo esse material de informação o vereador tem condições de traçar uma estratégia política que torne seu mandato mais representativo. Atuar em prol da comunidade é a melhor maneira de se manter presente no cotidiano dos eleitores.
Mas com uma ouvidoria parlamentar instalada, é preciso que o vereador saiba também ouvir críticas. Nem sempre a opinião do cidadão é favorável a atuação parlamentar de seus representantes. Nesses momentos, é preciso ter calma e lembrar que é melhor enfrentar uma situação difícil de frente tendo bons instrumentos de comunicação como aliados do que descobrir nas urnas que a população não está mais disposta a conferir novo mandato ao candidato.
Críticas são bons aliados para se repensar estratégias de atuação e posturas parlamentares. Só o que não vale politicamente é brigar com a opinião pública. 

Agora que você já refletiu sobre os benefícios da ouvidoria, principalmente no ambiente parlamentar, fixe seus conhecimentos com a leitura do texto: Ouvidoria é democracia, de Luis Narciso Bork Veja, publicado na Revista Organicom, Ano 7, nº 12, 1º semestre de 2010.

"a democracia não é apenas um sistema no qual alguém pode se eleger 
ou ser eleito. Isso simplesmente seria uma autocracia. Democracia autêntica 
implica a plena vigência dos direitos humanos, a existência de mecanismos 
eficientes e eficazes, a responsabilidade da administração e de seus funcioná-
rios... E permanente exercício do controle. Tudo isso respeitando o ordenamento jurídico, o princípio da legalidade."