terça-feira, 25 de junho de 2013

Políticas de saúde da América do Sul serão destaque em conferência

Quanto do PIB dos países da América do Sul é gasto em saúde? Quais países sul-americanos têm a saúde como direito constitucional? Qual porcentagem da população desses países tem acesso à saúde pública? Essas são algumas perguntas que serão respondidas durante a 1ª Conferência Internacional sobre Política Pública, realizada entre os dias 26 e 28 de junho, em Grenoble, na França.

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), organismo da Unasul, apresentará os resultados de sua publicação sobre os sistemas de saúde dos 12 países integrantes do bloco.
A chefe de gabinete do Isags, Mariana Faria, falará sobre as reformas de saúde na América do Sul tomando como base o livro Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, publicado pelo Instituto, em 2012, por meio de um trabalho conjunto e colaborativo com os Ministérios da Saúde dos 12 países-membros do bloco sul-americano.


As representações em esferas regionais também serão apresentadas em outros painéis e sessões da conferência. A União Europeia será tema de um painel exclusivo sobre governança em múltiplos níveis no bloco. A América Latina será o mote de um painel sobre o processo de construção de políticas públicas, e haverá uma sessão referente à formulação e decisão dessas políticas na região.

Pesquisas que abarcam mais de um país da América do Sul também compõem algumas sessões. Entre elas estão o surgimento e consolidação de políticas públicas, instituições e elites estratégicas no Brasil e na Argentina e o investimento social e os programas de transferência de renda no Peru e na Bolívia. Trabalhos sobre o cenário das políticas públicas em outros países da Unasul, como Equador, Chile e Venezuela, também serão contemplados na conferência.

A 1ª Conferência Internacional sobre Política Pública é uma iniciativa de seis comitês da Associação Internacional de Ciência Política (Ipsa) e de outras instituições internacionais da área política. No encontro, estarão presentes representantes das mais influentes universidades do mundo, como Harvard, Stanford, MIT e Sciences Po. A programação completa da conferência está disponível em www.icpublicpolicy.org.