quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ouvidoria parte 9 - Benefícios para o cidadão

Benefícios para o cidadão ...


Para que a ouvidoria seja uma instituição de sucesso é preciso que o cidadão reconheça esse espaço como seu e faça a sua voz ecoar por meio dos canais de comunicação disponíveis. A ouvidoria parlamentar tem ainda uma função extra que é de extrema relevância para o exercício da cidadania: ela pode diminuir ou até mesmo eliminar a distância existente entre o cidadão e o seu representante parlamentar. Esse engajamento na vida política da comunidade é uma reinvenção da própria definição de representatividade que passa a contar com uma instância capaz de aproximar todos os elos envolvidos no processo político.
O cidadão deixa a postura passiva de lado e assume de maneira ativa o seu papel de principal agente político da sociedade. Afinal, o representante foi eleito somente para representar os interesses da população. Mas, como ele pode executar essa tarefa bem feita se ele não conhecer exatamente quais são os desejos da sociedade.
É por isso que as ouvidorias parlamentares são um instrumento valioso para a cidadania. Vamos ver alguns outros benefícios da ouvidoria para o desenvolvimento da cidadania:
- Reconhecimento por parte dos órgãos públicos de que o cidadão tem muito mais a contribuir do que simplesmente comparecer às urnas no dia da eleição;
- Garantir de que o cidadão será ouvido pela instituição parlamentar;
- Assegurar o direito do cidadão de acompanhar a implantação de políticas públicas.
- Simplificar o acesso ao legislativo, com canais diretos de comunicação.
Agora que você já sabe quais os benefícios para o cidadão, conheça um pouco mais sobre as ouvidorias disponíveis na área pública. Visite o site da Controladoria-Geral da União e vá até o link da Ouvidoria. Lá navegue pela relação das ouvidorias e veja quantos órgãos já possuem esse recurso de interatividade com o cidadão. Algumas ouvidorias estão mais bem estruturadas do que outras, como você irá perceber, mas o importante é que todas possuem um canal direto de diálogo com o cidadão brasileiro.
Assista a reportagem da Web TV da UFRJ, de 18/08/2010,
sobre a criação do Observatório das Ouvidorias e
veja que a relação das ouvidorias com a cidadania

também é foco de estudo nas universidades.