domingo, 30 de junho de 2013

URGENTE: Abaixo Assinado em Defesa da SUTACO (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades)

Abaixo Assinado em Defesa da SUTACO (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades)

     
Carta Aberta ao Governador Geraldo Alckmin
Em defesa da SUTACO (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades)
Nós abaixo assinados, viemos através dessa mostrar nossa indignação com o anúncio no dia 28 de junho de 2013 realizado pelo Governador Geraldo Alckmin de que a SUTACO foi extinta.
A autarquia SUTACO tem sido um instrumento importante na promoção e no apoio do artesanato paulista e dos mais de 80.000 artesãos cadastrados. Dando visibilidade, apoiando e participando de eventos e feiras, realizando capacitação e qualificação profissional nas mais diversas técnicas do artesanato, sendo instrumento de comercialização de nosso trabalho nas Lojas da SUTACO, localizadas na Rua 15 de novembro – Centro de São Paulo e no Metrô Vila Madalena e na emissão de nota fiscal para os artesãos.
A SUTACO também tem realizado diversas parcerias intersetoriais com políticas públicas como a CDHU, por meio de projetos de geração de trabalho e renda que oferece qualificação profissional em artesanato aos moradores dos conjuntos habitacionais. Há também parcerias com outros setores como Assistência Social, Saúde Mental e Secretaria de Segurança Pública sempre promovendo a Inclusão Social pelo trabalho digno. Quer dizer, a SUTACO além de promover o Artesanato Paulista é também indutora de novas oportunidades na vida das pessoas que pertencem às camadas sociais mais vulneráveis.
Não podemos deixar de citar o enorme prejuízo cultural que será causado à população. O artesanato é reconhecidamente uma manifestação, um retrato, cultural da história e tradições de um povo. Sem uma política pública que fortaleça a disseminação de técnicas artesanais de raiz ou mesmo urbanas estaremos fadados ao desaparecimento de muitas delas.
Não aceitamos que, sob a justificativa da diminuição das tarifas de transporte, o Governado do Estado jogue essa conta no colo dos artesãos do Estado de São Paulo.
Governador Geraldo Alckmin os artesãos, suas entidades, grupos e empreendimentos solidários vêm por meio dessa solicitar:
1. Não feche as portas da nossa Autarquia SUTACO;
2. Valorize e respeite o conhecimento tradicional de nosso povo manifestado nas diversas técnicas do artesanato paulista;
3. Necessitamos que ao invés de fechar a SUTACO o Governo do Estado de São Paulo amplie suas ações de apoio e fomento a nós artesãos e a riqueza criativa do Artesanato Paulista;
4. Solicitamos uma reunião com o Governador ou com algum representante de seu Gabinete para discutirmos a situação da SUTACO e dos artesãos do Estado de São Paulo, que constroem com suas mãos a história de nosso Estado.