sábado, 15 de junho de 2013

II Encontro, reuniu representantes da Saúde e intersetores na atenção aos acumuladores

Mais um passo importante foi dado hoje- 12/06/2013-, em relação à construção do protocolo de Atenção à Saúde Integral de Pessoas Acumuladoras de Objetos e Animais.

O II Encontro, reuniu representantes da Saúde (UBS, NASF Pq. Novo Mundo I e II, AME Psiquiatria, SPDM, Supervisão, CCZ e SUVIS), da Assistência Social (NPJ e CREAS), e da Subprefeitura- COURGE SPMG e sociedade civil

Norteado pelo filme O Catador Diógenes (realizado pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria de Saúde de Campinas), o II Encontro contou ainda com palestra apresentada pelo Dr. Deyvis L. Rocha (psiquiatra do Ame Psiquiatria da Vila Maria), que levou a plenária a refletir crítica e construtivamente sobre a situação de pessoas acumuladoras de objetos e animais e sobre o papel dos Serviços de Saúde, Assistenciais e Sociedade, frente à esta demanda crescente na Comunidade.

Os participantes também apresentaram expectativas e experiências em relação ao tema, colocando alguns casos específicos em pauta para discussão.

Como proposta para continuidade dos Encontros, cada representante ficou responsável por Mapear o número de pessoas acumuladoras de objetos e animais existentes em seu território de atuação, através de uma planilha proposta como modelo, que poderá ser transformada e reavaliada conforme a necessidade encontrada pela equipe interdisciplinar que a está construindo. Este instrumento, sem dúvida, contribuirá para o monitoramento e acompanhamento da população em questão, bem como para planejar e implementar Políticas Públicas que objetivem minimizar riscos e atender demandas.


Outra proposta importante, foi a apresentação do esboço de um Fluxograma de Atenção e a formação de um Grupo de Trabalho que avaliará estes instrumentos para apresentá-los no dia 10 de julho - data prevista para o próximo Encontro - Diálogo - Ação, que tem como meta a ampliação do Debate.


Vale ressaltar: para ver o vídeo em alta qualidade, inicie ele e depois clique, na parte inferior do player, em 24op. Algumas opções de qualidade aparecerão, selecione a 480p. O vídeo reiniciará em alta qualidade. Desculpem o transtorno, mas agora o Youtube inicia qualquer vídeo em baixa qualidade.
obs: o vídeo acima não aparecerá, se o acesso ao Youtube estiver bloqueado.Clique aqui para vê-lo no site da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.
O vídeo “Integração da saúde ambiental, atenção básica e saúde mental: problemas de saúde ambiental e portadores da síndrome de Diógenes” foi apresentado pela coordenadora da vigilância ambiental Janete Navarro, e venceu a   mostra competitiva que teve como tema : “Inovações na Gestão dos Processos de Trabalho em Vigilância em Saúde, com ênfase na Integração com a Atenção Básica”. Compartilhe com sua equipe!