http://vimeo.com/qualiconselhos/eu-me-comprometo
Compartilhando Observações pessoais:
Esta cena fala de algumas questões.:vemos conselheiros de diferentes segmentos, mas em especial dois personagens se destacam: o suplente que nunca foi a uma reunião e não sabe ao certo que fazer, e a militante que inclusive tem um programa de rádio, percorre as unidades de saúde e até esquece de pagar a conta de luz da sua casa diante de tantos afazeres.
A importância da comunidade dos resultados e das ações dos conselheiros que o representam, quando o conselheiro é cobrado na rua sobre a pauta da reunião.
Uma outra questão é o empoderamento local do conselheiro suplente ao abordar a conselheira da radio, afirmando que ele é que deve ser o interlocutor das questões locais.
Uma outra observação é a falta de entendimento da equipe que centraliza todos os cuidados na figura do médico sobrecarregando a agenda e focalizando no mesmo a problemática da atenção.
A outra questão foi a criatividade do grupo de conselheiros de utilizar a mídia como processo de mediação de conflito e de educação em saúde. Bem como a reunião entre a equipe e a comunidade na resolutividade conjunta dos problemas onde todos se comprometem num novo paradigma.
Aos poucos vamos compreendendo que a informação é muito importante para que possamos começar um compromisso com responsabilidade. O esclarecimento nas situações de desorganização na rotina da Unidade de Saúde e o papel de cada profissional no seu atendimento deve ser permanentemente revisto e colocado em reuniões de equipe do ESF, em reunião do conselho gestor da unidade e assim consequentemente para a população que é de abrangência. Tornando assim a comunidade mais próxima das atividades e ações de saúde e promovendo o envolvimento na gestão.