sexta-feira, 7 de junho de 2013

Destaques do CEBES dia 07 /06

07 de junho de 2013

Destaques do CEBES

Cobertura universal de saúde: como misturar conceitos, confundir objetivos, abandonar princípios
Publicado em Blog do Cebes
"O Relatório Mundial de Saúde de 2010 da OMS poderia ser mais um relatório declaratório, com um conjunto de boas intenções, não fora o interesse que a proposição 'cobertura universal' despertou em círculos do pensamento conservador da saúde, de defensores do 'mercado'". O artigo é do diretor do Cebes, José Carvalho de Noronha.
leia a matéria na íntegra
Movimento da Reforma Sanitária Brasileira: introdução ao debate sob os ângulos conjuntural e estratégico
Publicado em Blog do Cebes
O membro do conselho do Cebes Nelson Rodrigues dos Santos fala, em artigo, sobre os pontos de vista conjuntural e estratégico desse movimento, e afirma: “sob o ângulo da mobilização social e política, o SUS certamente achará condições para a retomada do rumo com novas conquistas”. 
leia a matéria na íntegra
Estatuto do Nascituro: mulheres são apenas um vaso de planta
Publicado em Cebes indica
"A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou, nesta quarta (5), substitutivo ao projeto que cria o Estatuto do Nascituro. Ele prevê o direito ao pagamento de pensão pelo Estado às crianças concebidas através de estupro no caso do pai – o estuprador – não puder arcar com isso ou não for identificado. Pensão de estuprador… A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça antes de ir a plenário. Com isso, são criadas brechas para criminalizar o aborto em casos de estupro – hoje permitido por lei. Na prática, o embrião passa a ter mais direitos que a mulher violentada. O projeto tem sido defendido por deputados da bancada evangélica".
leia a matéria na íntegra
7.6.2013 15:15:43 - As entidades assinam nota contra recentes atos do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, após pressões da bancada evangélica, vetou campanha contra a Aids voltada às profissionais do sexo e, no mesmo dia, demitiu sumariamente o diretor do Departamento de DST/Aids do Ministério, o dr. Dirceu Greco, infectologista de renome mundial.Blog do Cebes7.6.2013 16:12:59 - O Senador Humberto Costa (PT/PE) falou ao Canal Cebes sobre a participação de empresa e de capital estrangeiro na assistência à saúde, tema de audiência pública realizada nesta noite (3) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. O debate, que visa instruir o PLS 259/2012, que prevê alterações na lei que estabelece a organização e o funcionamento de serviços de saúde, trouxe preocupação para entidades que lutam pela consolidação do Sistema Único de Saúde. - Canal do Cebes7.6.2013 16:34:06 - "Várias entidades ligadas à saúde e ao direito do consumidor se uniram em um Ato pelo SUS e criaram um abaixo-assinado, dizendo não aos subsídios para operadoras de saúde. Agora, nós vamos levar o nosso abaixo-assinado direto para Presidente Dilma e Ministro da Saúde Alexandre Padilha". - Cebes apoia7.6.2013 16:35:20 - Para especialistas, Estatuto do Nascituro viola direitos das mulheres e as incentiva a considerar crime o abortamento em casos de estupro - Cebes indica7.6.2013 17:23:05 - Na ocasião, a data de 10 de julho foi estipulada como o Dia Nacional de Mobilização pela Coleta de assinaturas.Site Saúde+10